domingo, 11 de novembro de 2007

Vivemos em sociedade e e para que possamos viver em conjunto temos uma necessidade: que é compreender o “outro”.
Compreender o “outro” significa buscar informações, conhecer e a partir daí construir conhecimentos para identificar as características individuais.
Não é fácil aceitar e entender o “outro”. Pois em uma sociedade existem muitas pessoas diferentes, com hábitos, ações, culturas diferentes da nossa, com herança cultural diferente, e por causa disso, com hábitos diferentes dos nossos.
Por causa disso, as vezes temos preconceitos, pois julgamos sem conhecer, só pela aparência, porque nós também temos nossa herança cultural, nosso comportamento, nossos hábitos e nossas opiniões. Por causa disso, as vezes temos preconceitos, discriminação, intolerância, e desvalorizamos culturas só porque são diferentes
Para compreender o “outro”, além de uma investigação detalhada, é preciso reflexão, não deixar que nossa opinião e julgamento atrapalhem o conhecimento verdadeiro, para que possamos compreender o outro.
É muito difícil deixar de lado nossas opiniões, mas para construir saberes sobre outras pessoas, isso é necessário. Por que compreender e aceitar o “outro” é muito importante para a vida em sociedade.
Muitas das vezes cometemos erros bastante ofensivos quando tiramos conclusões sobre as pessoas apenas por olharmos para as suas características mais óbvias. Outro erro habitual é partirmos do princípio que a nossa cultura e sociedade é melhor que outra e não entendermos que, quando falamos de identidades culturais, a questão não reside em ser melhor ou pior mas tão somente em ser diferente.
Quando as pessoas pararem de sentir ódio do outro porque ele é diferente, o mundo será melhor, a sociedade será mais humanizada, e nós podemos conscientizar as pessoas que elas precisam agir sem discriminação, sem preconceito.
Postado por Caio Freitas Rocha

Nenhum comentário: